SEJAM BEM VINDOS!!

Fiz esse blog com incentivo de um amigo meu das letras. A princípio era mais uma brincadeira de escrever, mas aos poucos fui tomando gosto, e hoje não consigo passar um dia sem "por os pés" aqui. Agradeço sinceramente os caros leitores que passarem por aqui. Fiquem à vontade para comentar, sugerir ou acompanhar esse democrático e rabugento espaço (como queiram).

COMPARTILHANDO BLOGS

Olha quem acompanha esse blog:

sábado, 30 de outubro de 2010

Sugestão para atividades literárias


Acróstico silábico-adjetivado é o nome provisório que dei para essa atividade literária. O poema é formado a partir de um tema dado e de uma "família silábica" determinada pelo professor ou a critério do aluno, e, em seguida, distribuída em esquema estrófico similar ao acróstico. O poema deve ser composto de cinco versos, sendo os quatro primeiros constituídos apenas de adjetivos e o último, deve sintetizar o tema. Essa atividade, além de ampliar o universo vocabular sobre adjetivos, incentiva o aprendiz a mergulhar no universo poético de forma interessante. Apliquei em sala de aula e me surpreendi (positivamente). Aqui estão alguns exemplos:


AMOR


Passageiro

Perigoso

Pirata

Possesso

Punir tua ousadia é meu desejo.


Dado

Decente

Divino

Doador

Duvido existir igual.



Balzaquiano

Belo

Bipolar

Bordô

Burilamos quando vira pedra.



Lascivo

Leviano

bertino

Louco

Ludibriastes meu sonho.



PS: aceito críticas e sugestões.

3 comentários:

Adilson Jardim disse...

Aqui vai uma crítica arretada!!!!
Pô, Selma, eu gostaria muito disso no AliPo!!!!
Posso colocar teu nome no blog como membro correspondente do Grupo???
Deixa uma postagem na comunidade com essa criação, por favor.
Adorei.

Adilson Jardim disse...

Melhor, vou postar lá e te dar os créditos. Se te ofender, eu retiro, tá bem?

PEDEPOESIA disse...

Fiquei com receio de postar aqui, mas se tu gostou, entao tem meu aval para colocar no AliPo. Bjão!