SEJAM BEM VINDOS!!

Fiz esse blog com incentivo de um amigo meu das letras. A princípio era mais uma brincadeira de escrever, mas aos poucos fui tomando gosto, e hoje não consigo passar um dia sem "por os pés" aqui. Agradeço sinceramente os caros leitores que passarem por aqui. Fiquem à vontade para comentar, sugerir ou acompanhar esse democrático e rabugento espaço (como queiram).

COMPARTILHANDO BLOGS

Olha quem acompanha esse blog:

Mostrando postagens com marcador acróstico silábico-adjetivado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador acróstico silábico-adjetivado. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de outubro de 2010

Sugestão para atividades literárias


Acróstico silábico-adjetivado é o nome provisório que dei para essa atividade literária. O poema é formado a partir de um tema dado e de uma "família silábica" determinada pelo professor ou a critério do aluno, e, em seguida, distribuída em esquema estrófico similar ao acróstico. O poema deve ser composto de cinco versos, sendo os quatro primeiros constituídos apenas de adjetivos e o último, deve sintetizar o tema. Essa atividade, além de ampliar o universo vocabular sobre adjetivos, incentiva o aprendiz a mergulhar no universo poético de forma interessante. Apliquei em sala de aula e me surpreendi (positivamente). Aqui estão alguns exemplos:


AMOR


Passageiro

Perigoso

Pirata

Possesso

Punir tua ousadia é meu desejo.


Dado

Decente

Divino

Doador

Duvido existir igual.



Balzaquiano

Belo

Bipolar

Bordô

Burilamos quando vira pedra.



Lascivo

Leviano

bertino

Louco

Ludibriastes meu sonho.



PS: aceito críticas e sugestões.